quinta-feira, 25 de março de 2010

Electric Mixer: Um pouco de História!

A batedeira eléctrica é uma companheira fiél do nosso trabalho. Mais do que isso, ela é absolutamente indispensável à nossa existência, porque facilita as tarefas relacionadas com a preparação dos nossos cupcakes, ao mesmo tempo que poupa os braços de umas terríveis dores musculares!

Mas nem sempre foi assim. Há um século atrás uma força de trabalho feminina enfrentava os trabalhos domésticos de forma determinada, sem o apoio de aparelhos que as auxiliassem e com muitas dores nas costas e horas perdidas. Ainda por cima, no final do dia pouca gente reconhecia este esforço. 
Depois da I Guerra Mundial começaram a surgir os primeiros aparelhos que vieram, não só reduzir o tempo passado na cozinha, mas sobretudo mudar a forma como cozinhamos, alterando significativamente a forma como vivemos.
A batedeira eléctrica, ou electric mixer, tem antecedentes industriais. No início do século XX, enquanto observava um padeiro a misturar massa de pão com uma colher de metal, o engenheiro Herbert Johnston depressa imaginou poder fazer o mesmo mas de forma mecânica. Assim, em 1908 Herbert Johnston tornou-se o inventor da primeira batedeira eléctrica, comercializada pela Kitchen Aid. A sua utilização foi rapidamente aceite, no mercado industrial, tendo-se tornado o equipamento de todas as embarcações da US Navy, bem como da maioria das padarias. No entanto, o mercado doméstico teve de esperar pelo fim da I Guerra para experienciar esta revolução. Começaram-se a testar os primeiros modelos e a moda pegou com facilidade. Mas não era para todos, pois na altura as primeiras batedeiras domésticas custavam cerca de $2000 em valores actuais (cerca de $190 na altura) e pesavam quase 30 kg, pelo que também não eram muito práticas (standing mixer). Foi então que em 1936 o designer industrial Egmont Ahrens emagraceu não só o tamanho, mas também o preço deste electrodoméstico para $55 (cerca de $500 actuais...). A mecânica manteve-se a mesma e a forma da máquina foi patenteada, mantendo-se inalterada até hoje. Vendida em branco até 1954, hoje em dia as electric mixers da Kitchen Aid existem em 20 cores. A marca pode ter sido a primeira, mas a ampla aceitação deste equipamento deu origem à massificação da sua produção por várias marcas da indústria. Entre estas, aquela que mais se destaca é a Sunbeam MixMaster. Vendida a metade do preço da Kitchen Aid, a MixMaster tornou-se um ícone da cultura americana popularizando não só o formato das batedeiras, como a sua utilização.

AMÉN!




Sem comentários:

Enviar um comentário